You are currently viewing Fed deve subir juros em 75 pb neste mês, segundo WSJ

Fed deve subir juros em 75 pb neste mês, segundo WSJ

Por Senad Karaahmetovic

Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) deve realizar mais uma elevação de juros de 0,75% no fim deste mês, de acordo com Nick Timiraos, do Wall Street Journal.

Tudo indica que o Fed se posicionará contra um aumento de 100 pontos-base, apesar de um robusto relatório de IPC em junho.

Timiraos, jornalista bastante acompanhado quando o assunto é o banco central americano, é o principal correspondente de economia do Wall Street Journal. Antes da decisão de juros do Fed em junho, os mercados reagiram a uma matéria sua dizendo que o Fed elevaria as taxas em 75 pb.

A reportagem de Timiraos está em linha com os comentários recentes das autoridades monetárias dos EUA.

“Não é recomendável exagerar nos juros. Um aumento de 75 pontos-base, pessoal, é enorme. Não se pode dizer que, por não optarmos por aumento de 100, não estejamos fazendo o nosso trabalho”, disse o dirigente do Fed, Christopher Waller, na semana passada.

“Sabíamos que esse relatório de inflação não seria nada bom, e acabou acontecendo. Foi pior do que pensávamos”, acrescentou Waller, antes de prosseguir: “não queremos estabelecer nossa política com base em um dado pontual, isso é fundamental”.

CONFIRA: Monitor da Taxa de juros do Federal Reserve

O Fed não realiza um aumento de 1 ponto percentual nos juros desde que começou a usar a taxa dos fundos federais como instrumento de política monetária no início da década de 1990.

Jonathan Pingle, economista-chefe do UBS para os EUA, também espera que o Fed eleve os juros em 0,75% em sua próxima reunião deste mês. Mesmo assim, ele reconhece que a porta está abertura para um aumento surpresa de 1 ponto nas taxas.

“Ninguém descartou um aumento de 100 pb, e Waller indicou que isso pode estar sobre a mesa para discussão durante a reunião de julho do Fomc [comitê de política monetária dos EUA]. Depois que a projeção da reunião de junho do Fomc ter vindo através da imprensa, os analistas e participantes do mercado acompanharão de perto qualquer mudança nas projeções de julho por parte do comitê. Nosso cenário básico é que o Fomc subirá os juros em 75 pb na reunião de julho, em parte porque esperávamos um grande avanço no IPC nesta semana”’, disse Pingle a clientes em nota.

“No entanto, não acreditamos que o IPC divulgado eleve as chances de um aumento de 100 pb nos juros na reunião de julho”, concluiu.