You are currently viewing Moedas – Semana de 6 a 10 de janeiro
FILE PHOTO: A Japan Yen note is seen in this illustration photo taken June 1, 2017. REUTERS/Thomas White/Illustration/File Photo

Moedas – Semana de 6 a 10 de janeiro

Investing.com – A primeira semana completa de negociações em 2020 parece que será volátil, já que o assassinato dos comandantes militares mais importantes do Irã e do Iraque pelos EUA continua a reverberar pelos mercados, colocando o mundo em risco geopolítico. Esta semana também trará o primeiro relatório de folha de pagamento não agrícola dos EUA da década, que deverá apontar para uma desaceleração no crescimento de empregos após os ganhos de novembro. Os participantes do mercado também acompanharão os desenvolvimentos em andamento relacionados ao acordo comercial EUA-China e Brexit.

Os investidores se voltaram aos ativos de refúgio na sexta-feira, depois que ataques aéreos dos EUA no Iraque mataram Qassem Soleimani, o mais importante comandante militar de Teerã, fazendo com que o iene japonês tivesse uma alta de três meses, enquanto o dólar americano foi derrubado pela atividade industrial mais fraca da década.

dólar caiu para 107,8 por iene e caiu 0,4% no dia em 108,1. O iene é frequentemente visto como um refúgio de risco, dado o status do Japão como o maior país credor do mundo. Um feriado em Tóquio também contribuía para condições escassas, favorecendo a mudança.

O franco suíço, outra moeda considerada segura, subiu para uma alta de quatro meses em 1,0825 em relação ao euro. O dólar dos EUA atingiu uma alta de uma semana em relação ao euro.

índice do dólar dos EUA se beneficiou inicialmente da mudança para ativos em refúgios, mas esses ganhos foram apagados depois que o Instituto de Gerenciamento de Suprimentos (ISM, na sigla em inglês) informou que o setor de manufatura contraiu significativamente em dezembro. O índice subiu 0,08% no dia em 96,602.

O setor de manufatura dos EUA contraiu em dezembro em mais de uma década, com o volume de pedidos caindo para um nível próximo de 11 anos e o emprego nas fábricas caindo pelo quinto mês consecutivo.

Os efeitos de longo prazo no dólar não são claros. Embora tenha enfraquecido na sexta-feira, o dólar pode se beneficiar se a produção mais lenta dos EUA reduzir as esperanças de crescimento global em 2020.

“A idéia de que outros países que são grandes exportadores para os EUA pode ter uma grande recuperação no curto prazo – essa idéia está perdendo força aqui”, disse Karl Schamotta, estrategista-chefe de mercado da Cambridge Global Payments.

Antes da próxima semana se iniciar, o Investing.com compilou uma lista de eventos econômicos significativos que provavelmente afetarão os mercados.

Segunda-feira, 6 de janeiro

China – PMI do Setor de Serviços Caixin

Zona do Euro – PMI do setor de serviços, Confiança do Investidor do instituto Sentix, Índice de Preços ao Produtor (PPI)

Reino Unido – PMI de setor de serviços

EUA – PMI do setor de serviços

Terça-feira, 7 de janeiro

Zona do Euro – Estimativa Provisória do IPC

EUA – Balança comercial, PMI não industrial de ISM, pedidos de fábrica

Quarta-feira, 8 de janeiro

Zona do Euro – pedidos de fábrica na Alemanha

Folhas de pagamento não agrícolas dos EUA – ADP (NASDAQ:ADP);

Governadora do Federal Reserve, Lael Brainard, irá discursar

Quinta-feira, 9 de janeiro

China – IPC, IPP

Zona Euro – Produção industrial alemã e balança comercial

EUA – Solicitações iniciais de seguro-desemprego, o presidente do Fed de Nova York John Williams (NYSE:WMB) irá discursar

Sexta-feira, 10 de janeiro

Austrália – Vendas no varejo

Relatório de folhas de pagamento não agrícolas dos EUA

Canadá – Relatório de emprego

– A Reuters contribuiu para esta matéria