You are currently viewing Ibovespa dispara para 85 mil pontos em sessão sem NY, com política no radar
Pessoas olham para painel eletrônico de cotações na B3, em São Paulo 09/05/2016 REUTERS/Paulo Whitaker

Ibovespa dispara para 85 mil pontos em sessão sem NY, com política no radar

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa tinha forte valorização nesta segunda-feira, superando os 85 mil pontos, em sessão que tende a registrar menor liquidez em razão da ausência de negócios em Wall Street por causa do feriado do Memorial Day.

A percepção de que o vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, divulgado no âmbito de investigação sobre suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal, não trouxe nada de novo corroborava o viés tranquilo no começo da semana, embora a cena política persista no radar.

Às 11:21, o Ibovespa subia 3,73%, a 85.237,23 pontos. O volume financeiro era de 5,55 bilhões de reais.

Na última sexta-feira, o Ibovespa já estava nos ajustes de fechamento quando o vídeo da reunião ministerial veio a público e pouco reagiu, mas o contrato futuro ainda estava sendo negociado e acelerou a alta. Nesta sessão, o índice à vista está se ajustando a isso, disseram operadores.

“Havia expectativa de o vídeo trazer um cenário pior no que diz respeito às investigações sobre a interferência de Bolsonaro, o que não se confirmou”, citou o gestor Marco Tulli, da Necton Investimentos. “Ao mesmo tempo, há um viés positivo no exterior hoje, mesmo com feriado nos EUA.”

No cenário externo, a Guide Investimentos ressaltou que investidores avaliam mais evidências de que o número de casos do Covid-19 está passando por uma estabilização nas economias desenvolvidas, bem como reabertura gradual dos negócios em diversos países.

O aumento nas tensões entre China e Estados Unidos, porém, se consolida como uma das principais ameaças à recuperação dos mercados, avaliou a equipe da corretora em nota a clientes mais cedo nesta segunda-feira.

DESTAQUES

– BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) disparava 8%, melhor desempenho entre os bancos do Ibovespa, em meio a especulações relacionadas às discussões sobre a sua privatização na reunião ministerial do dia 22 de abril. No setor, ITAÚ UNIBANCO PN subia 3,3% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) avançava 4%.

– PETROBRAS PN (SA:PETR4) valorizava-se 4,45%, embalada pelo clima positivo na bolsa paulista, sem pressão negativa dos preços do petróleo no mercado externo. PETROBRAS ON (SA:PETR3) tinha alta de 4,6%. O presidente da estatal, Roberto Castello Branco, participa de Live no canal da Genial Investimentos nesta segunda-feira. (https://

– VALE ON (SA:VALE3) subia 1,2%. Uma associação do setor de aço da China e grandes siderúrgicas locais pediram um aumento na produção doméstica de minério de ferro, assim como maior investimento em exploração no exterior para assegurar suprimentos.

– COGNA ON e YDUQS ON (SA:YDUQ3) avançavam 8,4% e 8,7%, respectivamente, após fortes quedas na última sexta-feira na esteira do resultado trimestral da Cogna.