You are currently viewing EUA repudiam instalação de governista no comando do Congresso da Venezuela
Soldado da Guarda Nacional impede líder de oposição da Venezuela Juan Guaidó de entrar no prédio da Assembleia Nacional, em Caracas 05/01/2020 REUTERS/Manaure Quintero

EUA repudiam instalação de governista no comando do Congresso da Venezuela

WASHINGTON (Reuters) – O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, repudiou no domingo a decisão do partido governista da Venezuela de instalar um novo chefe no Congresso depois de tropas armadas impedirem parlamentares da oposição, inclusive o líder Juan Guaidó, de entrar no Parlamento.

Pompeo também parabenizou Guaidó por ter sido reeleito como presidente da Assembleia Nacional, tendo em conta a considerada ilegitimidade da tomada de poder dos socialistas, e disse que os EUA continuam apoiando o líder opositor, a Assembleia Nacional e eleições livres e justas.

“Parabenizo Juan Guaidó por sua reeleição como presidente da Assembleia Nacional venezuelana e repudio os esforços fracassados do antigo regime Maduro para negar a vontade da Assembleia Nacional eleita democraticamente”, disse Pompeo em comunicado.

Soldados com escudos impediram Guaidó de entrar no Parlamento para o que se esperava ser sua reeleição como chefe do Congresso, permitindo que o partido do presidente Nicolás Maduro entregasse o cargo ao parlamentar Luis Parra, que fora expulso recentemente de um partido de oposição devido a alegações de corrupção.

Parlamentares opositores reelegeram rapidamente Guaidó –que é reconhecido por dezenas de nações como o líder legítimo da Venezuela– em uma sessão realizada na sede de um jornal pró-oposição.

“Maduro continua a ignorar a Constituição e o desejo do povo venezuelano”, acrescentou Pompeo. “Nenhum capanga do regime, nenhum cela de prisão e nenhum suborno ou intimidação pode subverter o desejo do povo venezuelano”.

(Por Alexandra Alper)